
Como vender mais para quem já compra
Cross-Selling e Up-Selling: Aproveitando oportunidades em vendas no início do ano
O início do ano é um período estratégico para o mercado de vendas. Após a temporada de festas, o comportamento do consumidor muda, exigindo abordagens que mantenham o engajamento, aumentem as vendas e transformem compradores eventuais em clientes fiéis. Vamos explorar as etapas da jornada do cliente neste momento e como você pode aproveitar ao máximo essas oportunidades aplicando técnicas de cross-selling (venda cruzada) e upselling (venda de upgrade).
A Jornada
Estudar a Jornada do Consumidor é importante para entender os processos mentais que influenciam a compra. Além disso, a jornada estabelece uma trilha lógica, pensando nas etapas que seu consumidor passa até escolher um produto.
Porém, a decisão do próprio consumidor não é tão lógica assim: envolve sentimentos, referências e opiniões tanto suas quanto de outras pessoas. Por isso, precisamos acompanhar todos os fatores que influenciam as mudanças no comportamento do consumidor.
O comportamento
As compras intensas de final de ano deixam marcas no comportamento do consumidor.
Após as festas, os consumidores tendem a estar mais conscientes de seus gastos, alguns deles ainda provenientes da época, como viagens, alimentação e presentes.
Por isso, eles podem estar em busca de promoções, liquidações ou produtos que ajudem a cumprir resoluções de ano novo, como saúde, organização e bem-estar.
A experiência
Existem algumas práticas que vão ajudar a sua empresa a melhorar significativamente a experiência do cliente e aumentar as chances de conversão durante o início do ano. Vamos conhecer?
Estratégias
Vamos conhecer essas duas estratégias poderosas para elevar o ticket médio no início do ano e maximizar o valor que cada cliente traz para o faturamento. O mais importante? Essas práticas não apenas geram mais vendas, mas também enriquecem a experiência do cliente, quando aplicadas com atenção genuína às suas necessidades e desejos.
Por que utilizar agora?
O começo de um novo ciclo representa um momento de renovação tanto para empresas quanto para consumidores. Conheça os principais fatores que tornam esse período ideal para o Cross-Selling e o Up-Selling:
Ao aplicar Up-selling e Cross-selling de forma estratégica nesse início do ano, você pode maximizar a receita do seu negócio, se destacar no mercado e fortalecer a fidelização de clientes. Aproveite este momento para transformar as resoluções de ano novo em oportunidades reais e parcerias de sucesso!