Para alcançar resultados favoráveis e obter vantagens competitivas, é essencial dominar a análise e o planejamento que guiam cada ação em um processo de negociação. Este é o momento de explorar os princípios da negociação estratégica, com técnicas eficientes e exemplos práticos que transformarão você em um negociador de sucesso.
O que é?
A negociação estratégica vai além de simples transações. Essa abordagem se baseia na identificação dos interesses e objetivos envolvidos, buscando opções criativas e estabelecendo estratégias para alcançar o melhor resultado possível.
Diferente da negociação tradicional, que muitas vezes se concentra apenas na busca de um acordo minimamente satisfatório para todas as partes envolvidas, a negociação estratégica vai além, aproveitando a oportunidade para criar valor para ambas as partes, fortalecer o relacionamento e maximizar os resultados comerciais.
Como fazer?
Negociar é uma arte e, como tal, exige preparação. Antes da etapa de negociação, é necessário munir-se de todas as informações necessárias, para ter mais segurança e assertividade.
Técnicas de Negociação
Conhecer e dominar algumas técnicas simples podem significar a diferença entre fechar um acordo ou não.
Antes de tudo, tenha claro qual é sua melhor alternativa caso o acordo não seja possível, ou seja, tenha um plano B.
Uma vez que os BATNA’s de ambos os lados estão definidos, podemos falar sobre o conceito de ZOPA (que é a sigla de “Zona de Possível Acordo”). Podemos definir esse conceito como o intervalo (ou a zona) onde as condições do acordo são boas para todas as partes envolvidas. Veja um exemplo prático:
A negociação estratégica exige planejamento, habilidade de comunicação, escuta ativa e empatia. Para aprimorar suas competências, tenha em mente os passos: