Cross-Selling e Up-Selling: Aproveitando oportunidades em vendas no início do ano
O início do ano é um período estratégico para o mercado de vendas. Após a temporada de festas, o comportamento do consumidor muda, exigindo abordagens que mantenham o engajamento, aumentem as vendas e transformem compradores eventuais em clientes fiéis. Vamos explorar as etapas da jornada do cliente neste momento e como você pode aproveitar ao máximo essas oportunidades aplicando técnicas de cross-selling (venda cruzada) e upselling (venda de upgrade).
Estudar a Jornada do Consumidor é importante para entender os processos mentais que influenciam a compra. Além disso, a jornada estabelece uma trilha lógica, pensando nas etapas que seu consumidor passa até escolher um produto.
Porém, a decisão do próprio consumidor não é tão lógica assim: envolve sentimentos, referências e opiniões tanto suas quanto de outras pessoas. Por isso, precisamos acompanhar todos os fatores que influenciam as mudanças no comportamento do consumidor.
As compras intensas de final de ano deixam marcas no comportamento do consumidor.
Após as festas, os consumidores tendem a estar mais conscientes de seus gastos, alguns deles ainda provenientes da época, como viagens, alimentação e presentes.
Por isso, eles podem estar em busca de promoções, liquidações ou produtos que ajudem a cumprir resoluções de ano novo, como saúde, organização e bem-estar.
Existem algumas práticas que vão ajudar a sua empresa a melhorar significativamente a experiência do cliente e aumentar as chances de conversão durante o início do ano. Vamos conhecer?
Vamos conhecer essas duas estratégias poderosas para elevar o ticket médio no início do ano e maximizar o valor que cada cliente traz para o faturamento. O mais importante? Essas práticas não apenas geram mais vendas, mas também enriquecem a experiência do cliente, quando aplicadas com atenção genuína às suas necessidades e desejos.
O começo de um novo ciclo representa um momento de renovação tanto para empresas quanto para consumidores. Conheça os principais fatores que tornam esse período ideal para o Cross-Selling e o Up-Selling:
Ao aplicar Up-selling e Cross-selling de forma estratégica nesse início do ano, você pode maximizar a receita do seu negócio, se destacar no mercado e fortalecer a fidelização de clientes. Aproveite este momento para transformar as resoluções de ano novo em oportunidades reais e parcerias de sucesso!